Ser Vegano

O veganismo prega a abstenção de toda e qualquer coisa de origem animal. Isso se refere a alimentação, vestuário, utensílios, tudo dentro do possível.

Qualquer prática que incite ou cause a exploração animal é vetada pelos veganos. Isso inclui também alimentos derivados do leite, como queijo e ovos, bem como produtos que sejam testados em animais.

A alimentação vegana é, portanto,  baseada em vegetais.

O que veganos comem?

Ao contrário do que muitos pensam, há muitas opções longe dos alimentos de origem animal.Não só de folhas vivem um vegano, frutas, verduras, legumes e cereais estão incluídos no cardápio.

Além do mais, diversas preparações possuem a sua versão verdinha, como hambúrgueres, salsichas, pizzas etc.

Vegetariano? Ovovegetariano…Lactovegetariano…

 

Afinal, qual a diferença?

Vegetarianos- são assim chamados comumente os que não comem carnes, mas ingerem produtos derivados de animais, como leite, mel e/ou ovos.

Lactovegetarianos- não comem carnes, mas admitem o consumo de leite.

Ovovegetarianos- não consomem carnes, mas consomem ovos.

Veganos, conforme eu disse, não ingerem nenhum tipo de alimento de origem animal e na medida do possível, não participam de evento ou quaisquer atividades que tenha relação , nem adquirem nada que envolva a exploração animal.

E a vitamina B12?

Esta é a única vitamina que não está presente nesse tipo de alimentação. Sim, você precisará suplementar. É importante, também, de tempos em tempos checar como estão os níveis de b12 no sangue por meios de exames.

Mas, suplementar essa vitamina deveria ser algo comum para todos. Isso porque os próprios animais que são criados para o abate recebem essa suplementação. Assim, habitualmente o ser humano tem obtido essa vitamina de maneira indireta.

Boa parte das pessoas, segundo consta, têm carência de B12. Por isso, mesmo quem consome leite e ovos, que tem essa vitamina em pequena quantidade, deve cuidar de suplementar.

 

Bom, se você procura adotar esse estilo de vida, a dica é pesquisar bastante, se informar. Busque receitas novas, grupos de pessoas que praticam esse estilo de vida. Pois certamente não é fácil no início a adaptação. Mas com dedicação e força de vontade, se este for seu objetivo, pode alcançá-lo.