Como Trabalhar Pilates com Gestantes

Pilates é uma atividade física indicada para muitas pessoas,inclusive para gestantes. Por isso, é muito importante saber como trabalhar Pilates com gestantes. A atividade oferece resultados eficientes a quem busca um melhor condicionamento físico, inclusive, em relação ao fortalecimento do corpo e seu alongamento.

Para as gestantes, também é um ótimo exercício, estando entre os mais recomendados, desde que não haja contraindicações médicas.

No entanto, para trabalhar Pilates com gestantes, é preciso que o profissional não só domine as técnicas dessa atividade física, como também esteja capacitado a aplicá-las em mulheres grávidas.

como trabalhar pilates com gestante

Durante a gestação, o corpo sofre uma série de modificações, as quais devem ser levadas em consideração na hora de fazer o Pilates. Além disso, quando a gestante entra em um novo trimestre, o seu treino deve ser adaptado à nova condição física.

E mais, os exercícios aplicados variam de acordo com o condicionamento físico de cada mulher, por isso, é possível dizer que se trata praticamente de um treino personalizado. Por isso, além de serem realizados de modo lento e controlados, os movimentos devem respeitar as limitações de cada praticante.

Tudo isso é essencial para garantir o bem estar e a segurança da gestante. Assim, ela também atinge os objetivos da atividade com mais sucesso. Entre eles, facilitar a oxigenação do bebê e fazer com que a mulher receba com satisfação as mudanças do seu corpo.

Cuidados importantes ao trabalhar Pilates para gestantes

Um cuidado bastante importante ao trabalhar Pilates com gestantes é ter em mente que as mulheres quando grávidas possuem maior instabilidade nas suas articulações. Isso acontece por conta do hormônio relaxina, típico da gestação, sendo o responsável por ajudar a acomodar o bebê no seu útero e facilitar o parto.

Isso significa que a gestante tem maior risco de queda. No entanto, essa mudança é menos visível para a mulher, que pode desejar manter a mesma rotina de exercícios. Por isso, ela deve ser orientada de modo adequado.

Mesmo assim, é possível seguir com os movimentos de fortalecimento global dos membros superiores e inferiores, abdômen e tronco. Quanto aos alongamentos, o mais indicado é evitar as posições que exigem grandes amplitudes.

como trabalhar pilates com gestante

Melhor roteiro de Pilates para gestantes

Em um primeiro momento, quando a gestante inicia o Pilates, caso esteja no primeiro trimestre, o seu treino é bastante semelhante ao de uma mulher que não está grávida. Isso porque esse exercício inicia com movimentos mais simples.

Mesmo assim, é preciso fazer uma avaliação inicial, para saber como está o condicionamento da praticante. Nesse período da gestação é possível fazer os seguintes movimentos:

  • Fortalecimentos globais;
  • Alongamentos;
  • Fortalecimento de glúteo.

No segundo semestre, a gestante costuma estar mais disposta e também pode fazer mais exercícios de Pilates, como os seguintes:

  • Posição quadrúpede sem muitas variações;
  • Contração do períneo;
  • Elevação da perna reta;
  • Ponte;
  • Gato arrepiado;
  • Saudação ao sol;
  • Alongamento de pernas;
  • Demais exercícios de membros inferiores e superiores, isolados ou associados.

Já no terceiro trimestre da gestação é possível incluir os demais exercícios:

  • Posicionamentos de pé;
  • Sentada no chão;
  • Alguns exercícios com equipamentos ou sobre a bola;
  • Mobilizações pélvicas;
  • Posição de cócoras;
  • Alongamentos na musculatura toda que está envolvida na pelve.

Hoje em dia, cada vez mais, as mulheres buscam uma gestação saudável e ativa. Dessa forma, é crescente o número de grávidas que procuram atendimento especializado em Pilates. Nesse contexto, você que é instrutor de Pilates, ter o diferencial no seu currículo de trabalhar com gestantes vai aumentar a sua clientela.

Para tanto, é de extrema importância se qualificar com cursos específicos que capacitam para atender esse público alvo. Além disso, a qualificação certa vai dar a você a segurança que precisa para trabalhar com as futuras mamães que precisam de uma atenção especial.

Se quiser informações sobre o  Curso Online de Pilates para trabalhar com Gestantes  acesse:

http://www.cursopilatesgestante.com/